Bem vindos!!!

Pólo de Santa Teresa: Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Método Emancipador.


O método emancipador nos é apresentado por meio de Jacotot na obra "O mestre Ignorante" de Rancièri . Ele apresenta a experiência do professor com seus alunos que ,devido a uma dificuldade que enfrentou no decorrer do processo, se viu com a necessidade se criar uma nova perspectiva de educação. Nessa nova etapa, Jacotot derruba o método tradicional e introduz o método emancipatório. O professor Jacotot mostrou que seus alunos, haviam aprendido sozinhos o francês, que lhe era impossível ensinar pois não era detentor da língua holandesa. Os alunos aprenderam sozinhos e apenas contavam com a presença do professor como um observador e orientador, mas sem a explicação. Ele, via-se em pleno século XIX, onde acontecia a promoção institucional e progressista da instrução pública e conseguiu fazer surgir a verdadeira liberdade na educação, mesmo que não da forma como ele esperava.


Jacotot percebeu claramente que a vontade é que impulsionava os alunos, mesmo que saibamos que por variadas vezes não possamos agir pela nossa falta de vontade, mas por alguma falta de recurso. O professor conseguiu compreender e fazer compreender que, segundo ele mesmo diz, “o homem é uma vontade servida por uma inteligência”, ou seja, querer também é poder.


Jacotot tenta dessa forma nos mostrar que não existem diferentes tipos de inteligência e sim existem aqueles com vontade e outros sem para alcançar seus objetivos, tornando assim os alunos emancipados. Assim como Paulo Freire, que também traz uma nova proposta educacional, tal qual acontece na EAD, onde é necessário que o aluno caminhe por suas próprias pernas. Isso não quer dizer que o aluno venha desprovido de material ou suporte de orientação, mas onde ele não tem um mestre que é detentor do saber e que fica explicando por horas a fio todo o conteúdo, demonstrando que o alunos que tem vontade consegue alcançar seus objetivos impulsionado pela sua vontade e por muita determinação.


Autores: Alessandra, Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário