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Pólo de Santa Teresa: Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Método Socrático.



O método Socrático pode ser considerado como a estratégia educativa mais antiga e também a mais poderosa no sentido de promover o pensamento crítico. Com esse método, conseguimos moldar uma mente exploradora, desde que haja uma sondagem contínua. Essa metodologia, utilizava o método da indagação, de modo que aproveitava a resposta para oferecer uma nova pergunta, chegando assim ao seu destino, gerando assim um percurso digamos indutivo. Uma das frases de destaque de Sócrates e que pode explicar seu pensamento é “Só sei que nada sei”, pois ele partia do princípio de que nada sabia, o que ele considerava o princípio da sabedoria.


Sócrates acreditava que o saber (conhecimento) é inato no homem, e fica esquecido sendo que é necessário rememorar, ou seja um reconhecimento. Ele se preocupava com a busca da verdade, tentando com isso, derrubar os dilemas criados pelos sofistas, do orgulho e da total detenção do saber de um mestre. Para tanto, Sócrates apresentava uma metodologia denominada maiêutica que era desenvolvida em três momentos: negativa, ironia e produção do conhecimento.

Quando analisado mais profundamente, percebe-se uma certa ligação entre o método Socrático e a EAD. Essa ligação pode ser feita com o princípio da EAD, pois Sócrates começa com um trabalho de argumentação, de críticas do saber, assim como na EAD. Mas, enquanto os Socráticos agem pelo método da indução, a EAD não induz, apenas indica um caminho que se apresenta como uma ferramenta de trabalho na busca de novas críticas, questionamentos e pesquisas de forma a levar-nos a criar um caminho totalmente novo.


Autores: Alessandra, Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia


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