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Pólo de Santa Teresa: Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Método Sofístico.



Desde os primórdios, o mundo já tinha mestres e discípulos e dessa forma, entende-se que havia tanto o que se ensinar quanto o que aprender. Dentre muitos mestres, destacam-se os sofistas que acreditavam ser possível defender argumentos totalmente contraditórios na forma de incentivar os seus discípulos a defenderem o mais fraco. Esse modo de agir dos sofistas os designava como os mestres da sabedoria da época.


A retórica era o instrumento de poder na democracia ateniense. Os sofistas acreditavam que o mais importante era o bom uso das palavras, de forma a convencer os ouvintes e não o conteúdo. O que foi considerado para muitos a verdade relativa. Entendiam que a verdade era aquela que servia ao homem, como dizia Protágoras “O homem é a medida de todas as coisas” , de modo que o mundo não se desvinculava do indivíduo e o que valia era a verdade que cada qual acreditava, ou seja, o relativismo. O ponto chave do processo sofístico pode ser entendido como um jogo de emoções, onde os ouintes viam-se satisfeitos com o belo espetáculo de palavras que lhe era oferecido mediante o pagamento de taxas.


Se compararmos a metodologia sofista com a EAD, percebemos que enquanto os sofistas conseguiam manter seus discípulos como seguidores passivos, a EAD, por outro lado, promove o incentivo de aprendizagem, além de instigar nos alunos uma postura ativa e crítica. A EAD sempre volta-se para a busca de novos conhecimentos e experiências com o auxílio de um tutor.


Autores: Alessandra, Carpegieri, Eloi, Gilcelly e Letícia

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